Publicado a 13 Fevereiro 2026Lisboa e Vale do Tejo
Ciclo "Falar de Concursos. Falar de Arquitetura" | Conversa #3 | “O Papel da Ordem dos Arquitectos”
19 de fevereiro - 19 de fevereiro
Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos
Ciclo "Falar de Concursos. Falar de Arquitetura" | Conversa #3 | “O Papel da Ordem dos Arquitectos”
Tema 3 – O Papel da Ordem dos Arquitectos
Data: 19 de fevereiro | Hora: 18h30
Com a participação de:
Arq. Carlos Bessa (Património Cultural IP)
Arq. Diogo Burnay (CVDB Arquitectos)
Arq. Patrícia Rocha Leite (Patrícia Rocha Leite)
Arq. Célia Faria (Serviço de Concursos OA-SRLVT)
Dra. Helena Rocha (Departamento Jurídico OA-SRLVT)
Moderação: Arq. Célia Faria (Serviço de Concursos OA-SRLVT)
Os Concursos de Arquitetura exigem tempo, dedicação e um investimento significativo em recursos e criatividade. Mas são também fundamentais para garantir qualidade, transparência e oportunidades iguais a todos os concorrentes.
Nesta terceira conversa vamos enquadrar a participação da Ordem dos Arquitectos nos concursos (responsabilidades, princípios e tipologias), promovendo uma reflexão conjunta através dos testemunhos de diferentes agentes: entidades adjudicantes, concorrentes e jurados.
Quanto às entidades adjudicantes falaremos sobre:
Motivações para lançar concursos.
Desafios na preparação dos programas e regulamentos.
Exemplos de boas práticas e dificuldades sentidas.
Quanto aos concorrentes falaremos sobre:
Experiência prática de participação.
Custos, riscos e expectativas.
Impacto profissional da participação em concursos.
Dilemas éticos e práticos enfrentados.
Quanto aos jurados falaremos sobre:
Critérios de avaliação e tomada de decisão.
Pressões, dilemas e responsabilidade de julgar.
Como garantir justiça, imparcialidade e transparência.
Esta sessão será uma oportunidade para partilhar experiências, debater soluções e refletir sobre boas práticas, promovendo concursos mais transparentes, justos e eficientes para todos.
Um ciclo para pensar em conjunto o futuro dos Concursos de Arquitetura.
O Ciclo tem o patrocínio da Sika.
Carlos Bessa
Arquiteto. Frequentou o 1.º ao 3.º ano da FAUP, tendo-se licenciado na FAUTL em 1992.No município de Cascais, foi adjunto da vereadora da Cultura e Educação, entre fevereiro de 2002 a maio de 2013.
Na Direção Geral do Património Cultural, foi chefe da divisão de Salvaguarda doPatrimónio Arquitetónico, de junho de 2013 a junho de 2022, e Diretor do Departamento de Bens Culturais, de julho 2022 a dezembro de 2024, aquando da extinção da DGPC. No Património Cultural, IP, foi Diretor do Departamento de Bens Culturais, de janeiro a agosto de 2024. Atualmente exerce as funções de assessor do Conselho Diretivo do Património Cultural, IP.
Diogo Burnay
Estudou em Lisboa, e mais tarde na Bartlett School of Architecture, onde mais tarde entre 2010 e 2015 foi examinador externo.
Trabalhou em Lisboa, Londres e Macau com Maria Godinho de Almeida e Duarte Cabral de Mello e também no BDP com Manuel Vicente e OBS Arquitectos.
Em 1999, fundou com Cristina Veríssimo o atelier CVDB em Lisboa, cujo mérito tem sido internacionalmente reconhecido com obras premiadas como a Escola Secundária Braamcamp Freire, o Museu do Tapete de Arraiolos ou o Museu do Megalitismo em Mora.
Foi diretor da Escola de Arquitetura na Dalhousie University entre 2012 e 2022, Co-curador com Cristina Veríssimo da Trienal de Arquitetura de Lisboa de 2022, co-curador da BIAU 13 en Lima, no Peru em 2024. Tem sido convidado como júri dos prémios WAF (World Architecture Festival) desde 2023.
Patrícia Rocha Leite
Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto - FAUP (1996).
Pós-Graduação em Desenho Urbano pela Universidade Politécnica da Catalunha - UPC, Barcelona (1997).Pós-Graduação em Paisagismo pela Universidade Politécnica da Catalunha - UPC, Barcelona (1998).Exerce arquitetura por conta própria desde 1997, tendo participado em vários concursos públicos desde essa data.