Início > Agenda > Exposição “Esperar” de Jorge Kol de Carvalho | Galeria da Sede da Ordem dos Arquitectos | 4 de setembro de 2025

Publicado a 20 Agosto 2025Lisboa e Vale do Tejo

Exposição “Esperar” de Jorge Kol de Carvalho | Galeria da Sede da Ordem dos Arquitectos | 4 de setembro de 2025

04 de setembro - 18 de setembro

Exposição “Esperar” de Jorge Kol de Carvalho | Inauguração na Galeria da Sede da Ordem a 4 de setembro, às 18h30

A Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos inaugura a exposição “Esperar”, a 4 de setembro, na Galeria da Sede da Ordem dos Arquitectos.

A exposição reúne 45 fotografias do arquiteto Jorge Kol de Carvalho. Tiradas nas ilhas do arquipélago dos Açores, referem-se a diversas épocas e proveniências, tendo em comum serem sobre paragens de transporte público. Configuram “arquiteturas com e sem ‘desenho’” e "são abrigos, lugares de encontro e de espera” que marcam a paisagem e são marcados por ela.

As imagens foram selecionadas pelo fotógrafo Duarte Belo. Autor de um texto para a exposição, Duarte Belo descreve as imagens como “retratos de objetos construídos, mais do que paisagens” e como “pontos de interrogação do quotidiano, de afastamento, de pensamento, de abstração e fuga. São o retrato da impossibilidade de compreendermos plenamente o mundo que habitamos.

A exposição pode ser visitada até 18 de setembro.

Junte-se a nós e venha descobrir este olhar sobre as ilhas açorianas de Jorge Kol de Carvalho.

 

Jorge Kol de Carvalho (Terra-chã, Angra do Heroísmo, 1948) é arquiteto pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1971).
Fez o antigo curso dos liceus entre 1958 e 1965 no Colégio Militar. De 1971 a 1994, integrou diferentes gabinetes de Arquitetura. Em 1994, passou a ser responsável pela Delegação dos Açores da empresa Consulmar e a residir em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel. De 2005 a 2013, lecionou no Curso de Arquitetura da Universidade dos Açores como Assistente Convidado.
A prática fotográfica vem de longe. Logo em 1968 fez um curso de iniciação à fotografia no Instituto Português de Fotografia. É autor de numerosas exposições individuais. Foi candidato à Câmara Municipal de Ponta Delgada por duas vezes. É membro honorário da Ordem dos Arquitectos desde 2024.

Duarte Belo (Lisboa, 1968) é licenciado em arquitetura (1991). Paralelamente à prática arquitectónica desenvolve projectos em Fotografia. Expõe individualmente desde 1989, tendo participado em numerosas exposições individuais.
Está representado em diversas coleções públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro. Foi docente e participa regularmente em seminários, congressos e mesas-redondas.
Tem uma extensa obra documental centrada no levantamento fotográfico da paisagem e das formas de ocupação do território, destacando-se os projetos O Sabor da Terra (1997) e Portugal Património (2007-2008). Este trabalho sobre Portugal deu origem a um arquivo fotográfico pessoal de mais de novecentas mil fotografias.