Início > Notícias > Workshop «Da arquitetura à engenharia — desafios e boas práticas para a coordenação e integração de projetos

20 novembro 24 Lisboa e Vale do Tejo

Workshop «Da arquitetura à engenharia — desafios e boas práticas para a coordenação e integração de projetos

Workshop «Da arquitetura à engenharia — desafios e boas práticas para a coordenação e integração de projetos

Decorreu no passado dia 13 de novembro no Auditório do MUDE o workshop «Da arquitetura à engenharia — desafios e boas práticas para a coordenação e integração de projetos».

Presenciaram a sessão de abertura, Bárbara Coutinho (MUDE), Cláudia Pinto (CML), Pedro Novo (OA SRLVT), Humberto Varum (OE) e José Manuel Sousa (OET).

O workshop foi organizado pelo ReSist (CML) com a coordenação de Cláudia Pinto, contando com os contributos de David do Carmo Cachucho e Marco Lopes (OA SRLVT), Daniel Félix (OA SRLVT - convidado), Hugo Rodrigues (OE) e Carlos Rente (OET), com o objetivo principal de demonstrar que os projetos de arquitetura e de engenharia de estruturas devem ser desenvolvidos desde uma fase inicial conjuntamente, antecipando-se assim eventuais condicionantes de compatibilização.

O painel 1 - Sismos: o que são e que efeitos causam nas construções, contou com apresentações de Carlos Sousa Oliveira (IST), Daniel Félix (UFP - convidado OA) e Humberto Varum (OE).

O Painel 2 - Normas e legislações antissísmica teve a apresentação de Luís Guerreiro (IST/ SPES). O Painel 3 - Ferramentas de inspeção e apoio à caracterização do edificado, teve apresentações de Anibal Costa (UA) e Carlos Rente (OET). O Painel 4 - Metodologia de coordenação de projetos (arquitetura, especialidades), teve apresentações de António Soares (CML) e José Delgado (convidar OET).

Depois passaram aos casos práticos do Painel 5 - Boas práticas resultantes da integração do projeto de arquitetura e estabilidade visando a redução do risco sísmico, onde foram apresentados dois projetos de reabilitação: Biblioteca de Alcântara, com apresentações dos autores Margarida Grácio Nunes (FSSMGN, Arquitectos, Lda) e João Cima Gomes (TAL - Projetos, Estudos e Serviços de engenharia, Lda), e, a Quinta do Espírito Santo, com apresentações dos autores Sónia Camponez, David Dionísio (CM Odivelas) e Alexandre Costa (NCREP).

Como caso de estudo de construção nova, foi apresentada a Infinity Tower, com os autores Tiago Sallas (Saraiva+Associados) e Eduardo Freitas (Planeamento e Projectos de Engenharia, Lda).

A iniciativa foi um sucesso e contou com uma assistência de mais 180 arquitetos e engenheiros, esgotando o auditório.
Voltar Atrás