13 janeiro 25 Lisboa e Vale do Tejo
Aires Mateus vence concurso para a reabilitação do Estádio Nacional
O trabalho de reabilitação do arquiteto coordenador Manuel Aires Mateus foi o vencedor do concurso público de ideias para a reabilitação do Estádio Nacional, que foi realizado com a assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo.
“A proposta foi destacada pela sua excelente adequação ao carácter patrimonial do estádio, pela originalidade da cobertura e pela coerência programática”.
Manuel Aires Mateus explicou que "este concurso é apenas o princípio de um diálogo. Começámos por entender a demografia do Estádio Nacional. A prioridade foi preservar o património e refuncionalizá-lo. Entre as novidades destacam-se a construção de uma pala com inclinação variável, umaoperação de 'limpeza' na entrada para a tribuna e a criação de um parque de estacionamento subterrâneo."
O concurso recebeu 13 candidaturas, das quais seis foram selecionadas para apresentação de trabalhos de conceção.
O júri integrou a Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Câmara Municipal de Oeiras, sendo presidido por António Laranjo.
Os restantes concorrentes foram consórcios de gabinetes de arquitetura e entidades projetistas, cujos arquitetos coordenadores são: Luís Torgal (2.º classificado), Adalberto Dias e José Manuel Magno (3.º), Miguel Saraiva (4.º), Andreas Morschel (5.º) e Tomás Salgado (6.º). O júri destacou a diversidade e qualidade das propostas apresentadas, valorizando a criatividade e a inovação que o concurso de conceção estimulou.
A exposição das seis propostas finalistas foi hoje, segunda-feira, inaugurada na Galeria da Sede da Ordem dos Arquitectos e pode ser visitada até sexta-feira, 17 de janeiro.
Sensivelmente um ano após o lançamento do concurso público de ideias (22 de janeiro de 2024), a modernização e reabilitação do Estádio Nacional entra agora na fase de desenvolvimento de uma nova ideia para o equipamento.
A FPF lembra que, a 14 de julho de 2023, foi assinado um protocolo de colaboração entre várias entidades, incluindo a Federação Portuguesa de Atletismo, a FPF, a Federação Portuguesa de Rugby (FPR), o IPDJ, a Direção-Geral do Património Cultural, atual Património Cultural, I.P. e a Câmara Municipal de Oeiras, com o objetivo de “criar condições para reabilitar e modernizar o Estádio Nacional, assegurando que continue a ser um espaço relevante e icónico para a prática desportiva em Portugal.”
Diz ainda que “a modernização deste espaço não só assegurará a sua continuidade como um centro desportivo relevante, mas também garantirá que a tradição e a história do Estádio Nacional sejam respeitadas e celebradas.”
"Quero felicitar o consórcio vencedor do concurso e agradecer a todos os restantes concorrentes que apresentaram as suas candidaturas", disse. "A reabilitação do Estádio Nacional é um testemunho do compromisso de todos nós com o desporto, com a história e com o futuro.
Marcaram também presença no evento Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras e Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto.