25 julho 24 Lisboa e Vale do Tejo
Serviço de Concursos | Experiência acumulada ao longo de décadas
É referência para a assessoria aos concursos de arquitetura e para o escrutínio da encomenda com origem em entidades públicas. Salvaguarda a transparência e a legalidade dos procedimentos.
O Serviço de Concursos da Secção de Lisboa e Vale do Tejo é, sem dúvida, uma referência nacional no âmbito da assessoria aos concursos de Arquitetura.
Desenvolve junto das entidades públicas e privadas todo o processo de assessoria, fazendo a ligação entre projetistas e promotores, e monitorizando e escrutinando a idoneidade dos procedimentos de encomenda com origem em entidades públicas.
Contribui, ainda, ativamente para a reflexão sobre o enquadramento legal e institucional das questões relacionadas com a encomenda na prestação de serviços de arquitetura.
O apoio e a assessoria nos procedimentos concursais promovem e salvaguardam a qualidade da Arquitetura, a integridade do trabalho dos arquitetos, a transparência, a legalidade dos processos e a deontologia profissional.
Para os promotores, por seu turno, a participação em concursos é uma forma ágil de contribuir para a excelência arquitetónica, respeitando a paisagem, o património, a qualidade do edificado, do ambiente e o direito das populações a uma arquitetura de referência.
A assessoria técnica, consolidada ao longo dos anos, melhorou de forma consistente os programas preliminares e convida ao reconhecimento da boa prática arquitetónica.
O Serviço de Concursos promove a publicação dos Cadernos de Concursos, com as propostas admitidas e não excluídas, criando um registo relevante sobre o conhecimento gerado no contexto dos procedimentos concursais. A partilha deste conhecimento acumulado é feita quer em papel quer em formato digital, integrando as publicações referenciais da Secção.